segunda-feira, 6 de junho de 2011

LEMBRANÇAS DE RODEADOR

LEMBRANÇAS DE RODEADOR.---Este é o texto mais lido deste blog. Estou lisonjeado. Obrigado e volte sempre.

Rompem abruptos penhascos aglutinados, tragando o azul do céu. Mais acima, bem mais acima, um desfile harmonioso de nuvens que em silêncio passeiam com os ventos que fogem do sul, com a pressa de nunca chegarem aos seus destinos. Sobre as encostas da serra da Tocaia derrama-se o verde fresco entre montes, lambido por um vento suave e passageiro. O barulho já cansado da nossa amada Maria faz fumaça, exibindo um poder que já não tem; o descaso daqueles que nunca a viram e nem ouviram seus gritos, daqueles que nunca presenciaram as suas chegadas, acompanhadas de abraços, de sorrisos e de encantos! Nem tão pouco viram as suas partidas molhadas de lágrimas de tantas despedidas. Não conheceram seus momentos de glórias, de “glamour”, de progressos, de histórias contadas entre uma e outra aldeia por onde desfilava com sua elegância e sua força sem limites, impulsionada por um coração de fogo e olhos de sol; bravios e raivosos. Única e soberana, descia e subia a serra da Tocaia, levando e trazendo pessoas, mergulhadas em suas próprias fantasias e sonhos sem limites, entre Diamantina, Barão do Guaicui, Conselheiro Matta, Rodeador, Monjolos, Santo Hipólito, Corinto etc.Por ela, senhores de negócios e senhoras elegantes e belas viajavam felizes e seguros, trocando gentilezas fartas e olhares impetuosos.         Assim, tão majestosa,a nossa Maria rasgava insolente e atrevidamente as inóspitas paragens, levando progresso, noticias e novidades ao mais incultos e embrutecidos dos homens; desbravadores sertanejos, de alma aventureira e facão na mão.
Depois?!...Então!... Depois vieram aqueles homens de fardas verde oliva, lembra-se? Então!...Acho que desconfiaram daquele monstro e o destruíram, e o massacraram e juntas a ele as nossas mais doces lembranças de humildes e esquecidos sertanejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: Se você não é nosso(a) seguidor(a) e deseja deixar uma mensagem, escolha abaixo "Comentar como ANONIMO" e clique em PUBLICAR.

Escreva seu comentário abaixo: